sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Guia de Jargões de Planeswalkers - Terrenos Parte 2

Na primeira parte desta série de artigos, nos deparamos com uma vasta nomenclatura de terrenos que pode não ser familiar a todos os jogadores de Magic, principalmente os iniciantes, mas que são usados em vários formatos, desde o casual ao competitivo. Hoje, veremos algumas outras lands que são importantes de alguma forma e que é bom saber facilmente identificá-las numa partida ou numa possível nova construção de deck.

Taplands/Utility Lands

Vamos iniciar com dois conceitos básicos de terrenos. Taplands são todos os terrenos que entram em campo de batalha virados, que é o revés mais comum para balancear terrenos que podem vir a ser muito poderosos. Já as Utility Lands são terrenos que possuem efeitos quaisquer além de gerar mana.

Karoo Lands/Bounce Lands

As Karoo Lands recebem esse nome como uma referência a um ciclo de terrenos que entravam em campo viradas e tinham de ser sacrificadas a não ser que um terreno básico da cor que a respectiva land gerasse fosse retornado à mão do dono. Elas geravam duas manas para a reserva, com uma mana incolor adicionada às cores de mana normalmente geradas pelos terrenos básicos, e eram, é claro, cinco, sendo elas Karoo (branco e de onde surgiu a nomeclarura), Coral Atoll (azul), Everglades (preto), Dormant Volcano (vermelho) e Jungle Basin (verde).


Mais tarde, no primeiro bloco de Ravnica, tivemos o que foi chamado de segunda geração das Karoo Lands. Elas também entram em campo viradas e requerem que um terreno seja retornado à mão, mas dessa vez qualquer terreno que você possua. Como antes, adicionam dois à reserva de mana, mas agora gerando a combinação de cor da guilda a que se referem, então são dez ao todo. Com essa adição o nome Karoo Land caiu em desuso e qualquer terreno que requeira que um outro seja retornado à mão quando entra em campo de batalha passou a ser chamado de Bounce Land.

Esses terrenos não têm muito espaço nos formatos competitivos principais, a não ser numa construção específica, como foi o Amulet Bloom. No entanto, como são comuns, veem algum jogo no Pauper e também são usadas no Commander.

Filter Lands

Respondem por Filter Lands dois ciclos de terrenos (um de Odisséia, um de Shadowmoor-Eventide) que têm o poder de transformar as cores de mana de sua reserva em novas combinações, filtrando assim sua reserva para as cores desejadas.

Em sua primeira aparição, cada uma das lands possui somente a habilidade de gerar uma combinação de duas manas de suas cores específicas com o custo de uma mana incolor e ser virado. Tivemos cinco dessas lands respondendo às cinco combinações diferentes das cores aliadas.

Filter Land RG de Odisséia
O segundo ciclo, e meu preferido, das Filter Lands foi previsto na coleção Visões do Futuro com a carta Caerne Esculpido, filtro para a combinação BR. Algumas mudanças foram feitas para este novo ciclo: agora as lands podem ser viradas para gerar um mana incolor; o custo para filtrar é uma mana de uma das duas cores as quais o terreno corresponde; e agora os terrenos podem filtrar para qualquer combinação de duas manas coloridas das duas cores que podem ser pagas. Em Shadowmoor foram lançados os cinco terrenos de combinações aliadas e em Eventide os cinco de combinações inimigas.

Caerne Esculpido em Visões do Futuro

Scry Lands

Scry Lands são Taplands que do bloco de Theros que, quando entram em campo de batalham te permitem usar Scry 1. Elas também são chamadas de Templos (por seus nomes), aparecendo em todas as combinações de duas cores. Durante seu período de Standard elas primeiro disputaram espaço com as Shock Lands de Ravnica e depois com as Fetches de Tarkir.
As Scry Lands de Theros tinham as mesmas combinações de cores que as Guildas de Portões Violados

Shadow Lands

Shadow Lands são o mais novo ciclo de terrenos raros, pertencentes à coleção Sombras em Innistrad. Também chamadas de Hand Lands ou Show Lands elas requerem que um terreno de subtipo básico de uma das duas cores que elas representam seja revelado de sua mão para que possam entrar em campo desviradas. Elas aparecem em todas as combinações aliadas e é importante notar que funcionam em conjunto com terrenos não básicos que possuam o tipo básico, como as Duais e as Shock Lands.
Shadow Land da combinação UB


Portões de Guilda/Gain Lands
Os últimos ciclos de terrenos que valem nota neste artigo são os dois ciclos de Taplands de duas cores e comuns, do bloco de Retorno de Ravnica e bloco de Tarkir respectivamente, que são essenciais para a construção da base de mana no Pauper. Ambos os ciclos têm dez terrenos, um para cada combinação de duas cores, mas cada um tem sua respectiva peculiaridade.
Todos os Portões em Portões Violados



Os Portões, antes os principais terrenos do Pauper, representam as dez guildas da cidade-plano de Ravnica. Como curiosidade quando reunidos todos os terrenos uma mensagem escondida surge e diz algo como "As guildas de Ravnica se destruirão a não ser que o labirinto seja resolvido e o Pacto das Guildas renovado", uma pista para a história do bloco. Além disso os dez, juntamente com o Fim do Labirinto são uma condição de vitória muito específica.

As Gain Lands destronaram os Portões no Pauper e são agora os terrenos favoritos. Ao entrar no campo de batalha elas te ganham um precioso ponto de vida. Como curiosidade temos versões destes terrenos nas duas linhas de tempo que compõem o bloco de Tarkir.


E isso cobre a grande maioria dos terrenos a serem notados ao se jogar Magic: the Gathering. Faltou algum ciclo para você? Qual o seu ciclo preferido? O que acha de todos esses nomes em inglês? Sinta-se livre para usar nossa seção de comentários. Obrigado pela leitura.

Thiago Metralha

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