sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pro Tour Explicado

Hoje é dia de um grande evento no calendário do Magic mundial, é dia Pro Tour, ou, popularmente, PT. Entretanto, nem todos os jogadores de Magic, mesmo aqueles que já jogam há algum tempo, estão realmente por dentro da competição, então, nada mais oportuno do que explicar um pouco o funcionamento do campeonato, esclarecer algumas dúvidas e deixar mais acessível para o jogador comum o mundo do Magic profissional. Além disso, é bom ter um lugar para reunir as informações mais importantes.

A primeira coisa a se saber sobre o Pro Tour é que ele, na verdade, não é um evento isolado, é uma série de eventos, um Tour, do Magic profissional, todos jogados no formato Standard. Os PTs duram três dias e são separados por temporadas, cada uma com quatro paradas pelo mundo, e seguem acompanhando o lançamento das coleções no Magic, duas semanas após o lançamento oficial. Obviamente, a competição tem premiação em dinheiro, mas é interessante como somente a participação já é bem valorizada entre os jogadores, já que significa que você faz parte da elite dos jogadores no mundo.

Agora a parte em que vocês estão mais interessados: como participar do PT. O PT é um torneio fechado e para participar é necessário o convite da Wizards, então, vamos explicar as formas de consegui-los. Em seu site a Wizards cita seis modos de jogar o Pro Tour, que são:


  • Ganhando o convite pelas qualificatórias. 
  • Ganhando um evento Magic Online Championship Series. 
  • Tendo boa qualificação em Grand Prixes anteriores. 
  • Tendo um aproveitamento de, no mínimo, 33 pontos (11-5), no PT anterior.
  • Através do status do Pro Player Club. 
  • Sendo um membro do Hall da Fama do Pro Tour. 

As qualificatórias para o PT são divididas entre Qualificatórias Preliminares (PPTQ) e Qualificatórias Regionais (RPTQ). Os PPTQs são torneios abertos realizados em lojas licenciadas pela Wizards e o prêmio para o vencedor do torneio é um convite para as Qualificatórias Regionais. As próprias lojas decidem o formato do torneio, Limitado ou Construído, entre Standard, Modern, Selado ou Draft, e se haverá algum prêmio além da classificação para o RPTQ. 

O RPTQ, por sua vez, é um torneio fechado, que também ocorre nas lojas licenciadas, mas com formatos decidos pela Wizards para cada temporada. Todos os participantes recebem uma carta promocional foil e os Top 4 jogadores do evento se  classificam para o Pro Tour além de receberem as passagens aéreas.

O Magic Online Championship Series, ou MOCS, é uma série de eventos mensais que acontecem, é claro, no Magic Online. Jogando as etapas do evento, que dura cerca de um mês, se ganha os chamados Pontos de Qualificação (QP). Com os QPs podem ser obtidas cartas promo e qualificação para as finais do MOCS, que pode acontecer de forma direta, usando 35 QPs, ou passando por uma preliminar, com 15 QPs. Os vencedores de cada temporada do MOCS recebem convite para participar do Magic Online Championship, que é um campeonato presencial de MTGO, e também para o PT correspondente à temporada jogada.

Os Grand Prix são os maiores eventos abertos de Magic por todo o mundo, compreendendo vários formatos, Limitado, Construído, individual ou em equipes. Cada Grand Prix é sediado em uma cidade e a premiação depende do tamanho do GP em questão. No que consta ao Pro Tour, o Top 8, juntamente com qualquer jogador que fizer no mínimo 39 match points, é convidado para o Pro Tour seguinte.

Os status de Pro Player são conquistados através da participação de eventos do Magic profissional, como o já citado Grand Prix e o próprio Pro Tour. Há três categorias de Jogador Pro, que variam os benefícios recebidos de acordo com seus Pontos Pro conquistados em cada temporada. Entre outros benefícios, jogadores Silver (20 pontos)  são convidados a um PT de sua escolha na temporada em que foi promovido, jogadores Gold (35 pontos) são convidados a todos os PTs, com despesas aéreas pagas, e jogadores Platinum (52 pontos), além do convite e das passagens, recebem um cachê por participarem no PT e outros eventos.

E a última, e também, para o jogador comum, a mais difícil forma de se jogar um Pro Tour é fazendo parte do Hall da Fama do Pro Tour, que é um museu online dedicado aos mais significativos e influentes jogadores que passaram pelo Pro Tour. Fazer parte desse seleto grupo de jogadores é, atualmente, a maior honraria que se pode conseguir jogando MTG e, talvez para a surpresa de alguns, temos presença brasileira no Hall. Esses jogadores recebem o convite para jogar o PT no qual ocorre a cerimônia de posse do ano e também o cachê por participação em eventos oficiais.

Classe de 2013 do Hall da Fama do Pro Tour

Estando classificado para o PT temos que jogá-lo e a estrutura do torneio é muito simples. São jogadas, no primeiro e segundo dia, 16 rodadas no método suíço, utilizado sempre nas competições de MTG. Dessas rodadas 10 são jogadas em um formato Construído e seis num formato Limitado, metade em cada dia de evento. Os jogadores que obtiveram 12 ou mais match points no primeiro dia avançam para o segundo dia de competição. No fim das 16 rodadas, no segundo dia, o corte para o Top 8 é feito e eles se enfrentam pelo título no terceiro dia, os playoffs, ou fase de mata-mata.

A classificação atingida para o Top 8 é muito importante, pois, desde o PT de Kaladesh a Wizards passou a usar um modelo de mata-mata que desincentiva os empates intencionais nas últimas rodadas. Neste novo sistema de enfrentamentos os que se classificam em 1º e 2º só entram nas semifinais, e os 3º e 4º só na segunda fase de quartas de finais.

Um exemplo claro do novo sistema de mata-mata no PT Kaladesh.

Para os participantes, e também aspirantes a participantes, do Pro Tour, resta saber a premiação do evento. O PT distribui $250.000,00 entre os 64 melhores jogadores, sendo que o primeiro colocado recebe $50.000, o segundo, $20.000, o restante Top 4, $15.000, 5º e 6º lugares, $10.000, e o restante do Top 16, $5.000. Além disso todos os jogadores também recebem Pro Points por suas respectivas participações, o primeiro ganhando 31 pontos, o segundo, 27, o Top 4, 23, 5º e 6º, 19, e o 7º e 8º, 15 pontos. 

E se você, assim como eu, não se classificou para o PT, pode acompanhar tudo o que acontece no evento através das transmissões ao vivo da Wizards pelo Twitch e Youtube. Além disso você pode checar sites como a SCG, o Channel Fireball e o MTGGoldifish por novidades.

E você, tem alguma história de Pro Tour? Conte para nós! E, se restou alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. 

Thiago Metralha

2 comentários:

  1. Como eu participaria de um PPTQ? Fazendo top 8 na loja e sendo convidado, ou eu iria no evento e já poderia participar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora colossal. PPTQs são torneios abertos, a priori, à toda a comunidade de Magic. Normalmente as lojas colocam uma premiação além da vaga pro RPTQ, então é só chegar, pagar a inscrição e jogar. Espero que tenha ajudado.

      Thiago Santos

      Excluir