Olá a todos! Nesse artigo vamos cobrir a segunda parte das mecânicas de Batalha por Zendikar e, caso você tenha perdido, veja aqui a parte I do artigo.
Da última vez falamos a respeito de Aterragem, Reunir e Despertar. Agora, falaremos de Desprovido, Ingerir e Convergir. Adicionalmente mencionarei algumas interações com as regras e cartas notáveis que, apesar de não terem uma palavra chave, tem regras próprias.
Desprovido
Começando pela marcante característica dos Eldrazi: a "falta" de cor. As cores de uma carta no Magic geralmente são definidas em seu custo de mana: cartas que precisam de manas vermelhas são vermelhas, cartas que precisam de manas azuis e pretas são azuis e pretas, e por aí vai. A única forma de alterar esse padrão é adicionando uma linha de regra adicional na própria carta. Os jogadores de cartas do bloco Espiral Temporal já presenciaram isso uma vez:
Sem custo de mana, o que indicaria que a carta é de uma cor específica? |
Nesses casos, as cartas não possuíam custo de mana para orientar a respeito da cor delas. Antes disso apenas cartas incolores não possuíam mana colorida nos custos de mana.
Agora vemos a situação contrária: com Desprovido, cartas com custos de mana coloridos são tratadas como cartas incolores! Ou seja, se uma carta possui Desprovido, ela é incolor, independente de onde ela esteja: cemitério, campo, deck, mão, etc.
Qualquer tipo de carta pode ter desprovido, como vemos acima. Isso permite que essas cartas possam interagir como se fossem cartas incolores, como por exemplo, um Olho de Ugin! Adicionalmente, cartas com desprovido possuem algumas interações mais complicadas:
- Se algum efeito "retirar" o Desprovido de uma carta, ela continua sem cor. É como se o Desprovido agisse tal qual uma "borracha". Uma vez que ela apagou a cor da carta, retirar a ferramenta que a apagou não vai trazer a cor de volta, né?
- Se uma carta com Desprovido sofrer um efeito que lhe dê uma cor, aí a carta terá uma cor. O Desprovido funciona apenas como uma "apresentação" da carta, não suprimindo constantemente as cores que lhe são dadas depois.
Ingerir
Se uma característica dos Eldrazi é ser incolor, a outra é ser voraz! A mecânica de Ingerir é bem simples: toda vez que uma criatura que possuir Ingerir der dano de combate a um jogador, aquele jogador exila a carta do topo do deck. Simples, não é?
Ingerir é aplicado toda vez que dano de combate é causado. Logo, criaturas com Iniciativa exilarão o topo do deck do jogador defensor durante a fase de dano de iniciativa, e criaturas com golpe duplo também (com o adicional que elas exilam duas cartas!). A mecânica em si é simples, no entanto poderosa. Não vamos entrar no mérito de discutir o nível de poder das mecânicas nesse artigo, no entanto.
Convergir
Para não ficar injusto, também falaremos de uma mecânica do lado dos Zendikari! Convergir é uma mecânica um pouco mais complicada, exige atenção do jogador ao gerar as manas, mas é fácil de compreender. A mecânica de convergir "registra" quantas cores diferentes de mana foram usadas para conjurar a carta. Esta, por sua vez, irá realizar algum efeito baseado nessa variedade. Melhor ver em carta do que no texto né? Segue aqui:
Efeitos bem diferentes, não é? Comecemos pela carta à esquerda: "Verdades Dolorosas". Seu custo de mana é uma mana preta mais duas manas quaisquer. Isso quer dizer que você pode colocar até três cores diferentes para conjurar a carta. Você não pode pagar mais mana que o especificado no custo apenas para ter um número maior no Convergir. Logo, com "Verdades Dolorosas" você poderá comprar de 1 a 3 cartas e perderá de 1 a 3 de vida.
Agora olhemos bem para o "Elfo Cavaleiro Celeste". Ele tem "X" no seu custo de mana, mais uma mana verde e uma mana azul. Isso indica que você pode pagar O quanto quiser de mana adicional para conjurá-lo. Isso te lembra alguma coisa? O nosso amigo elfo voador aqui possui uma forma de contornar o problema de não poder convergir mais que o custo da carta. Melhor ainda: X pode ser zero e ele entrará como um 2/2 normalmente. Bem, é bastante potencial para uma carta, vou deixar o resto da exploração com você, leitor.
Por fim, alguns detalhes:
- Se alguma carta aumentar o custo de uma magia com Convergir, como uma Thalia, Guardiã de Thraben, as cores usadas para pagar esse custo adicional também contam para o Convergir.
- Se você jogar uma magia com Convergir sem pagar seu custo de mana, com uma Omnisciência, por exemplo, o Convergir não registrará nenhuma cor, ou seja, será zero.
- O mesmo vale para magias copiadas: copiar uma magia com Convergir não copiará as manas gastas, ou seja, o Convergir valerá zero.
Ufa! Desta vez as mecânicas foram simples nos efeitos, mas complexas na execução. Bem, isso é o que temos para o artigo. Não se esqueça de comentar alguma dúvida ou opinião na seção de comentários! Chegamos, então, ao fim da parte II das mecânicas de Battle for Zendikar. No próximo artigo iremos explorar cartas que, apesar de não terem palavras-chave, merecem ser notadas pelos seus efeitos! Até a próxima!
Augusto.
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