sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Lançamento de Batalha por Zendikar

Tudo começou quando as mentes criativas da Wizards viraram um para o outro e falaram: "Vamos voltar pra Zendikar!". Bom, não deve ter sido de uma maneira teatral assim, mas o fato é que, desde o momento em que foi revelada a volta a esse plano, os jogadores de Magic piraram.

A empolgação era justificada, afinal Zendikar é um dos planos mais famosos do multiverso de Magic. Até mesmo os iniciantes acabam sabendo alguma coisa sobre ele. Só a menção de Zendikar já traz à memória muitos deleites para o jogador de Magic. Se perguntar a qualquer jogador vai ser fácil ouvir comentários, como “Plano roubado da porra!” ou “Esse plano é mítico!”. E, mexendo tanto com o imaginário geral, cada um foi logo dando seu palpite sobre tudo: Como serão os Eldrazis?; Quais serão os reprints?; O que aconteceu com a Iona e o Ob Nixilis?;O que a Nissa tem a ver com isso?; E, o mais importante, as lands serão Full-art?

As famosas lands "Full-art"


E assim foi se criando um hype enorme sobre uma set e coleção de que nem o nome sabíamos ainda. Mesmo os jogadores que não jogam o Standard ficaram atentos às especulações, já que, tomando o antigo bloco como referência, muitas das cartas lançadas poderiam ter lugar certo em alguns decks de Modern ou Legacy. O falatório era generalizado e foi sobrecarregando o set com muitas expectativas que nem de longe poderiam se concretizar. E, além de toda a especulação dos jogadores devido ao plano em que situaria a nova coleção, também havia a promessa de mudanças da Wizards, já que seria a primeira coleção após a abolição dos sets básicos.

As informações foram saindo e conhecemos o nome do set: Batalha por Zendikar. Lançaram o trailer e descobrimos que Iona já era, mas pelo menos o Ulamog ficou boladão. Também pudemos ver que a Wizards preparou uma história mais que digna para esse set. E aí começaram o sofrimento dos Spoilers.

Por Zendikar!
Os Spoilers apenas cumpriram o inevitável. A coleção não se mostrou tão forte como os jogadores queriam - era realmente muito difícil que fosse - e os reprints também não foram lá essas coisas. No final, ficamos sem Kozilek e Emrakul, mas ganhamos novos Drana, Omnath e Ob Nixilis, agora reaceso. O set não é exatamente fraco, mas não é muito forte. Além disso, muito do que o set poderia revelar foi ofuscado pelo anúncio das Expedições de Zendikar. Na coleção há cartas realmente boas, em especial os planeswalkers e as Battlelands, e mecânicas interessantes, mas que só devem ganhar a atenção de uma parcela de jogadores no vindouro Pro Tour. Não houve exatamente uma decepção com Batalha por Zendikar, no entanto, a empolgação com o set em si foi, aos poucos, morrendo.

Depois dos Spoilers, nos restou o evento de pré lançamento da coleção. Eu fui com minhas expectativas baixas e não me surpreendi muito: foi o pré menos divertido de que já participei. Não teve aquelas metas a cumprir, do bloco de Tarkir, não teve bottons, não teve adesivo, não teve cartinhas bonitinhas com a arte diferente. A mudança mesmo ficou por parte da caixinha estilosa de edro, muito melhor que o modelo de Tarkir. O atrativo do pré foi mesmo as full-arts e as expedições.

Já se passou uma semana do lançamento oficial da coleção e os impactos dela no Standard ainda estão sendo avaliados. A verdade é que o set não é de todo ruim, ele tem seus valores, mas não chega nem perto das aspirações iniciais dos jogadores.

E para vocês? Como foi a experiência com o lançamento de Batalha por Zendikar? Conte para nós nos comentários!

Thiago Metralha

Nenhum comentário:

Postar um comentário