Fala galera! Hoje eu, Thales Vinícius, terceiro redator dos Artesãos do Magic falarei um pouco com vocês sobre mecânicas que nós consideramos legais dentro do Magic. Algumas delas já são bastante conhecidas, mas outras alguns jovens Planinautas talvez não estejam familiarizados com a existência.
Vale ressaltar que esse artigo não está focado em mecânicas que jogam em algum formato específico, queremos apenas divulgar um conteúdo diferente, e você, caro leitor, sinta-se à vontade para comentar sua opinião sobre o artigo ou outras mecânicas que você considere legais.
Bem, vamos direto ao ponto: fizemos uma pesquisa no nosso grupo de amigos e chegamos a essas 5 habilidades:
- Cascata (Cascade)
- Vinculo com a Vida (Lifelink)
- Épico (Epic)
- Determinação (Hellbent)
- Aniquilador (Annihilator)
Acredito que a maioria conheça as mais famosas como Aniquilador, Vinculo com a vida e Cascata mas aposto que pegamos vários despreparados com a escolha de Épico e Determinação.
Agora vamos conhecer essas mecânicas de perto:
Cascata
A cascata é uma habilidade desencadeada logo quando conjuramos uma carta que detenha a mecânica. Isso quer dizer que mesmo que o oponente anule nossa magica, o efeito da cascata ainda irá ocorrer. Ele consiste em exilar cartas do topo do seu grimório até localizar uma carta que não seja terreno e cujo custo de mana seja menor que o da carta inicial que desencadeou a cascata. Com esse movimento, o jogador pode jogar aquela carta sem pagar seu custo de mana e colocar todos os cards exilados no fundo de seu grimório em uma ordem aleatória.
Esse efeito é bem conhecido pelos jogadores de Modern, pois cartas com cascata compõem o deck "Living End".
Acima podemos ver dois exemplos de cartas com cascata: Surto Violento, utilizado no "Living End" e Bloodbraid Elf, banido do Modern.
Vínculo Com a Vida
Vínculo com a vida é uma mecânica muito comum no Magic e seu efeito é muito simples. Basicamente converte todo dano de combate causado pela criatura em ganho de vida para seu controlador. Criaturas com Vínculo com a Vida são utilizadas nas mais variadas estratégias, desde o Aggro até o Controle, haja vista que cria o dobro da diferença dos pontos de vida entre você e seu oponente em um ataque, se este não for defendido. Pense bem, é sensacional! Por exemplo, se ambos estiverem com 20 de vida, ao atacar com uma criatura 2/2 Lifelink e seu oponente levar o dano, será aberta uma diferença de 4 pontos de vida. Quatro pontos, cara!
Duas criaturas bem conhecidas pela comunidade: Divindade do Orgulho, e seu efeito, no mínimo forte, e Filha da noite, com sua aparição clássica em formatos selados e pauper.
Épico
Épico é uma mecânica que foi incluída no Magic com a coleção Salvadores de Kamigawa e é uma habilidade muito estranha e engraçada ao mesmo tempo. Existem 5 cartas com o efeito Épico - uma para cada cor do Magic - todas com um alto custo de mana e um efeito que, em longo prazo, podem te levar a vitória.
A mecânica em si é bem simples. Ao utilizar uma das 5 mágicas que possuem Épico, o jogador não poderá mais conjurar nenhuma outra mágica pelo resto do jogo e, no inicio da suas futuras manutenções, ele criará uma copia daquela mágica. O efeito épico não se acumula com as cópias, logo teremos apenas uma instância por fase de manutenção.
Aí estão as cinco cartas com esse efeito fantástico e bem diferente. Ao leitor atento apontamos o padrão nos nomes das magias: todas encontram sinônimos para a "eternidade" que a mecânica proporciona.
Determinação
Determinação também é uma mecânica que, assim como Épico, é pouco conhecida e muito curiosa, consistindo em efeitos ativados quando já não existem mais cartas em sua mão. Estranho, né? Afinal quem é que não quer ter cartas em sua mão, deixando de ficar preparado para as ameaças do oponente? Pois é isso que torna essa mecânica diferente e divertida visto que ela tenta transformar uma situação ruim, que é ficar sem cartas na mão, em algo vantajoso.
Dois exemplos de mágicas com Determinação que podem se mostrar muito efetivas quando já não temos um leque de cartas em mãos.
Aniquilador
Aniquilador é provavelmente uma das mais conhecidas dentre as 5 mecânicas, e muito disso ocorre pelo fato dessa ser uma habilidade ligada a algumas das criaturas mais poderosas do Magic: os Eldrazi. Incontáveis vezes estes foram as respostas quando a pergunta era "Qual o "bicho" mais forte desse joguinho de cartas?". Aqui estão, Emrakul e seus coleguinhas.
Acho que depois de ler as descrições do Aniquilador nessas imagens não será necessário explicar. Nada mais nada menos que uma mecânica desencadeada que faz com que o jogador atacado sacrifique permanentes igual ao número do Aniquilador.
É, realmente, uma habilidade muito forte e, se você quer semear a discórdia entre seus amigos durante o mesão, sugiro utilizar algum desses "bichinhos" pois, dessa forma, você saberá que está fazendo isso do jeito certo, caro leitor. (Não nos responsabilizamos por reações posteriores por partes dos adversários).
Bem, vou ficando por aqui galera. Fiquem a vontade para comentar mecânicas de sua preferência ou contar casos em que você semeou a discórdia com sucesso durante o mesão, estarei feliz em ver trocar uma ideia com vocês. Até a próxima, Planinautas!
Muito interessante!!
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