segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O ambiente por trás das cartas

Primeiro gostaria de me desculpar pelo artigo rápido, não tive muito tempo durante o feriado, mas ainda assim, aqui temos!

Magic the Gathering possui diversas qualidades: a variedade, o potencial, a possibilidade de interação social através do jogo, a arte gráfica das cartas, enfim, inúmeros motivos que atraíram você ou qualquer outro jogador para o Multiverso. Hoje, gostaríamos de ressaltar algo curioso, um verdadeiro "tesouro" escondido nas cartas: a capacidade de traduzir o ambiente da carta no seu efeito.

A grande flexibilidade das mecânicas de Magic: The Gathering, aliada à história por trás de cada personagem compõem um solo fértil para que, através de regras e habilidades, seja possível entender o papel que a criatura (ou o encantamento, artefato) está querendo desempenhar no jogo. Comecemos com um exemplo relativamente recente: O Centomano!


Uma carta com uma interação relativamente básica (aumentar o número de criaturas a serem bloqueadas), o Centomano é uma carta da coleção Theros que, ao ficar monstruoso (com o efeito explicado na própria carta) pode bloquear noventa e nove criaturas adicionais! Isso mesmo, pode ler de novo se quiser. A ideia de traduzir o fato da criatura ter cem mãos pode ser concluída no sistema de combate do Magic. 

Existem diversas formas para transferir ao espaço de regras do jogo o ambiente da carta: geralmente Cobras e Medusas possuem toque mortífero, para simbolizar a facilidade de matar ao toque. Cartas que geram efeitos colaterais envolvem a destruição de criaturas, Hidras costumam crescer o número de marcadores assim como seu número de cabeças, esqueletos e zumbis possuem formas de se regenerar ou voltar do cemitério, até a própria regra do equipamento (se uma criatura equipada morrer o equipamento continua no campo de batalha) é uma tradução do fato da criatura "largar" a sua espada ao morrer!

Estes são casos consolidados na regra do magic. Ainda assim, temos outros arquétipos. Por exemplo, os cards dupla-face, e suas encarnações mais notórias: os lobisomens!


A dupla-face foi a forma da Wizards de transmitir a dupla personalidade em cada criatura, de forma que, ao virar, você saberá que temos uma outra forma daquela mesma pessoa (ou, nesse caso, lobisomem). Esses cards dupla face também aparecem nos cinco planeswalkers de origins, representando as suas formas "antes/depois" da ignição de suas centelhas.

Não dá, obviamente, para colocar todas as interações e histórias que as cartas de Magic: The Gathering têm para nos contar através de suas imagens, efeitos e "flavor texts", como são chamados os textos em itálico presentes em algumas cartas. Mas é para isso que temos você, leitor! Liste algumas das cartas que você acha que melhor "dobraram" as regras em busca de uma caracterização fiel. Estou ansioso para saber!

Augusto Penna

Obs: Adicionalmente, mais cartas desse tipo. Só que, desta vez, você que vai descobrir o que o efeito quis dizer em relação ao personagem.

   



Um comentário:

  1. Me fez lembrar da carta guerrilheiro goblin, quando entra dá +1/0 para todas as criaturas além de ímpeto, a arte da carta expressa isso bem.
    Ele está preso consegue se soltar com uma faca e fará um ataque surpresa, dando mais poder para toda a galera.
    Ótimo artigo

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