Beleza. Que está caro todo mundo viu, é só olhar os valores das cifras pagas para se montar um deck competitivo Tier 1, mas, e aí? Se eu não pagar isso tudo, e eu não vou pagar isso tudo, vou ficar sem jogar o Standard?
E aí é que tá. O título do post anterior foi “Está Caro Ganhar no Standard”, e não “O Standard Está Caro” exatamente por isso. Você não precisa investir R$2000,00 em um deck. Dá para se jogar o Standard, até mesmo competitivamente, com decks relativamente baratos (relativo, é claro, à média dos preços dos decks mais jogados de cada Standard), e isso, novamente (está quase virando um mantra), só depende de vocês jogadores.
O Standard nunca É caro, entenda. O que acontece é que as cartas mais procuradas para compor um deck, em resumo as cartas dos melhores decks principais do formato, acabam inflando os preços e dando uma impressão de que tudo é uma fortuna, e isso é a lei de mercado, puramente. Então, se você dar um jeito de driblar isso na construção do seu deck, tudo se resolve.
Estrelas do atual Standard. |
Então aqui vão as minhas dicas do que eu faço para abaixar o preço dos meus decks (ressaltando que são opiniões pessoais).
- Procure no lixo. Aquelas cartas que ninguém usa são tudo o que você precisa para achar um diamante bruto, então, não se atenha às cartas mais comentadas.
- Crie sua própria lista. O princípio aqui é evitar as listas mais populares, ou mesmo os arquétipos mais jogados. E isso, na maioria das vezes acaba acontecendo sem querer. No bloco de Ravnica eu joguei de Gruul e Rakdos, e, com os Clãs, de Temur. O detalhe quando se usa esses decks é preparar o seu deck para enfrentar os ditos campeões do seu Metagame, e isso se faz com treinamento e muitos jogos, e também daí vem a próxima dica.
- Conheça o seu Metagame. É claro que você não vai jogar um Pro Tour toda semana. Também me parece difícil que todos os jogadores que vão participar do seu FNM tenham decks Tier 1. Então você precisa conhecer com uma certa proximidade o campeonato que você está jogando, pois isso pode gerar alterações tanto na lista principal do deck quanto no sideboard. E também é evidente que o Metagame muda de uma competição para outra, de um lugar para outro, então esteja atento. Não é necessário saber compulsivamente a lista de cada jogador que você pode enfrentar, só um panorama geral é o suficiente.
- Estabeleça uma meta pro seu deck, tendo em mente que o deck deve ser compatível com a meta e que a meta deve ser compatível com o deck. Se sua meta é ganhar todos os FNM da sua loja até o lançamento da próxima coleção, você vai precisar de um deck muito forte e, provavelmente, muito caro. Agora se sua meta é jogar com seu deck e ter uma chance de Top 8 nas competições, a figura muda totalmente.
Agora, para jogar com uma “lista pronta” eu sempre busco alternativas, e para isso eu aconselho:
- Mecher na base de Mana. Esse é um ponto delicado para alguns jogadores, mas para mim é simples: base de mana, a priori, é cara e eu não estou disposto a pagar. 11 fetchs num deck parece muito para mim, então eu vou reduzindo o número até achar um com o qual eu me sinta confortável. É claro que você não deve sacrificar o deck inteiro só para isso, mas é bom manter a mente aberta a edições desse tipo.
- Buscar substitutos. Isso, é óbvio, para cartas não essenciais à estratégia do deck. Se você pode conseguir as cartas da lista original, ótimo, mas uma substituição ou outra não é pecado, se o rendimento do deck se manter.
E a última, e melhor, dica também é a mais óbvia: busque o preço mais barato. Todo mundo tem aquele amigo que faz um preço camarada. Ou até mesmo aquele amigo que tem uns contatos improváveis e consegue umas cartas baratas aleatoriamente. Então, abuse deles ( ͡° ͜ʖ ͡°). Outra boa saída é trocar as suas cartas, caso você esteja disposto a se desfazer de algumas delas.
Depois disso tudo pratique. Pratique muito. Assim você vai conhecer exatamente o seu deck, suas forças e fraquezas, e vai ficar mais confiante em campeonatos, o que já é uma grande ajuda para ganhar. Ademais, escute as dicas da comunidade Magic, principalmente de seus amigos jogadores mais próximos, afinal, eles querem te ajudar.
E você, o que faz para baratear seu deck? Tem alguma história boa de um deck barato épico? Conte para nós, queremos saber!
Thiago Metralha
Nenhum comentário:
Postar um comentário