segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Guia de Jargões de Planeswalkers - Terrenos Parte 1

Você, planeswalker, jogador de Magic, está diante desse imenso multiverso. Você "transplana" para a sua loja mais próxima e encontra um grupo de amigos falando a respeito das "fetch lands", utilizadas em um deck de "delver" que utiliza um variado número de "cantrips" como Visões de Soro e Sonda Gitaxiana. É normal ter se perdido em alguns dos termos citados acima, afinal nem todos jogamos há tempo suficiente para ouvir todas as gírias (ou jargões, dando um ar mais profissional) do Magic.

Por isso essa série de artigos foi criada: com o intuito de esclarecer a você, jogador, os diversos termos que preenchem os registros de Magic: the Gathering!

- As lands (terrenos):

Para este primeiro capítulo, falaremos de terrenos. Existem muitos tipos de terrenos, como as Fetch Lands, as Fast Lands, as Check Lands, enfim, o suficiente para preencher esse capítulo. Inicialmente, falaremos das mais utilizadas competitivamente:

Fetch Lands

As Fetch Lands possuem esse nome por causa do verbo, em inglês, "fetch", que quer dizer buscar. As Fetch Lands, para quem não sabe, possuem a habilidade de buscar uma das dez combinações de duas cores ao custo de sacrificá-la e pagar um ponto de vida. É importante enfatizar que as lands buscadas entram em campo desviradas, a não ser que sejam impedidas por um efeito própio, e esse é um dos motivos que justifica o grande uso das Fetchs.

Por sua grande interação com os terrenos duais que mantém subtipos de terrenos básico, as Fetchs são um dos pilares da construção das bases de mana no Modern e também têm grande expressividade no Legacy. Além disso, também são bem procuradas para formatos mais casuais.

Shock Lands



As Shock Lands estrearam no plano de Ravnica e nas coleções Pacto das Guildas e Dissenssão. Retornaram no segundo bloco de Ravnica com artes novas, e recebem o nome de Shock Lands por causa de seu efeito. Ao entrarem no campo de batalha, o controlador das mesmas pode pagar 2 pontos de vida para que elas entrem desviradas. O nome vem da associação do fato de perder dois de vida com a clássica carta de burn, Shock.

Elas são terrenos duais excepcionais justamente por manter seus subtipos de terrenos básico, e por isso formam o segundo pilar das bases de mana do Modern.

Creature Lands / Man Lands


As Creature Lands (literalmente "terrenos criaturas"), também chamadas de Man Lands, possuem esse nome porque possuem a habilidade de se "levantarem" do chão, se transformando em criaturas e podendo atacar. Elas já são bem antigas no jogo, a primeira, Fábrica de Mishra, apareceu na coleção Antiguidades, e variam muito em nível de poder. O primeiro ciclo a ganhar notoriedade foi o de Legado de Urza, que trazia cinco terrenos, um para cada cor, que depois ganhariam interações tribais.

Seu ciclo mais famoso é o que apresenta combinações duais de cores. O primeiro, do bloco de Zendikar, apresentou apenas as combinações BR (Regiões de Garras-de-Lava), UB (Poço de Piche Rastejante), UW (Colunata Celestial), GW (Bosque Selvagem Andarilho) e RG (Ravina Enfurecida). No bloco de Batalha por Zendikar o ciclo foi completado com Fumarola Errante, Picos das Agulhas, Pântano Sibilante, Exaustor Trôpego e Quedas Estrondosas.

Fast Lands

As Fast Lands fizeram sua primeira aparição no bloco de Mirrodin Sitiada/Nova Phyrexia também com apenas cinco combinações e tiveram o ciclo completado no bloco de Kaladesh. Estas entram desviradas em campo se você controlar duas ou menos outras lands. Daí o nome, "Fast", para designar que as mesmas são ideias para o início do jogo. Estas possuem uma "alma gêmea" que apareceu recentemente. Lembra delas? São as:

Slow Lands / Tango Lands / Battle Lands


Lançados na recentemente em Battle for Zendikar, estes terrenos possuem diferentes nomes, mas apenas um efeito que é, essencialmente, oposto às Fast Lands: entram desviradas se você tiver mais de duas lands (que também devem ser básicas). Foram chamadas de Slow Lands justamente por serem lentas, ideais para o fim do jogo. Seu outro nome, Tango Lands, fazem referência a uma expressão "it takes two to Tango", ou, traduzindo, "precisa-se de dois para se dançar Tango", que indica a necessidade de controlar  outros dois terrenos pra efetivar a land. Por fim, temos o nome menos criativo, Battle Lands, só pela referência do nome da coleção. Há que se notar que, como as Shock Lands, esses terrenos também mantém seus subtipos de terrenos básico.


Check Lands / Tap Lands


Originárias de Innistrad e das coleções básicas de Magic, as Check Lands entram viradas a menos que você tenha um terreno do tipo de uma das duas cores que ela gera. O termo Check é justamente porque elas "checam" se tem a land em campo sob seu controle. Tap Lands é um outro nome pelo fato dela entrar, se nenhuma condição for cumprida, virada em campo, mas como isso é comum a outros ciclos de terrenos o nome foi abandonado. Esses terrenos, assim como as Fetch Lands, se importam com o subtipo outros terrenos, e fazem um combo muito bom com as Shock Lands.

Pain Lands



As Pain Lands também são bem antigas, e seu nome vem diretamente do efeito, que é adicionar uma das duas cores pertencentes à land em troca de um ponto de vida por uso. Uma pequena "dor" (pain) em troca da conversão correta de mana. Todas elas também produzem mana incolor, sem nenhum custo adicional.

Dual Lands / Alpha Lands / Beta Lands / Unlimited Lands


Por fim, temos uma menção honrosa: as cobiçadas Dual Lands. Essencialmente, as Dual Lands são terrenos duais que entram desviradas sem condição necessária e mantém seus subtipos de terrenos básicos. Por isso são caríssimas, só estando presentes nas primeiras coleções de Magic e proibidas de serem reprintadas devido à Lista Reservada..

É, são muitas lands. E acredite, eu nem cobri metade dos ciclos de Lands que existem no nosso amado jogo de cartas. Só pra listar, temos várias outras, como as Guru Lands, os Refúgios, as Lands de Lorwyn. Estas daí eu deixarei para outra hora, além de que temos muitas outras expressões para cobrir. Aguarde o Guia de jargões de Planeswalkers, Parte 2! 

Como sempre, se você tiver algum comentário ou lembrar de algum ciclo de Lands que eu não mencionei, sinta-se livre pra comentar! Ou talvez você queira perguntar sobre algum termo de Magic que você não reconheceu. Enfim, estaremos sempre dispostos a ajudar! Até a próxima!

Augusto Penna

2 comentários:

  1. Man Lands. Sempre achei que fossem Main Lands.

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    1. Hehe, quando eu tinha começado a jogar ouvia os players falando de "Fat" lands. Só depois descobri que era "fetch". O inglês tem pronúncias muito parecidas as vezes.

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