sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sinergias do formato

O plano de zumbis e terrores lovecraftianos mais amado do Magic, Innistrad, é um plano conhecido por possuir um número elevado de tribos, algumas exclusivas até hoje. Mas, além disso, suas mecânicas envolvendo morte e cartas no cemitério fazem com que as cartas dessa coleção (e de seus antepassados) possuam um grande potencial de sinergia com diversos arquétipos. Um observador atento já deve ter percebido cartas nessa coleção que são possíveis “estrelas” de suas respectivas tribos.

Mas também podemos pensar em sermos mais ousados. Não necessariamente as sinergias devem se estender ao deck inteiro, no entanto, podemos pensar em combos relativamente simples que abrangem o competitivo. Primeiramente, gostaria de sugerir a interação entre Arcanjo Avacyn e Deslocador Eldrazi. A habilidade de remover e retornar a criatura ao campo de batalha permite duas coisas: que o mesmo seja protegido caso Avacyn transforme e cause os 3 de dano globais no campo, ou, e eu acho essa opção a melhor, a qualquer momento que você precisar, você pode remover de jogo a própria Avacyn! Isso fará com que você tenha o efeito de indestrutibilidade para as suas criaturas na hora que quiser (e que puder pagar os três de mana, mas é um preço bem justo, na minha opinião), e ainda poderá transformar a Avacyn novamente, para encaixar os 3 de dano em seu oponente novamente! A flexibilidade desse combo é bem alta, uma vez que só uma cor é necessária, dando “aquela” força pro Arcanjo favorito de todos.

Também existem outras cartas, como Interlúdio Espectral que podem beneficiar estratégias com criaturas de efeito “Enter the Battlefield”, ou seja, criaturas cujos efeitos ativam assim que elas chegam no campo, independente de onde estiveram anteriormente.

Para a próxima sinergia gostaria de destacar um arquétipo bem pouco valorizado, mas que com alguns “empurrões”, acredito eu, possa se tornar forte. Nessa nova coleção nos apresentaram o Sacode-Correntes. Ele é um espírito que permite invocar outros com flash. Não existem muitos espíritos famosos no Magic, mas já posso pensar em alguns: Geist of Saint Traft, Obzedat...

Mas não só de Standart e modern vive o jogador de Magic! Temos também o formato Commander (ou Elder Dragon Highlander, EDH, para os mais antigos), com suas explosões estilo Michael Bay, suas reviravoltas e conspirações que deixariam George Martin orgulhoso, e seus combos intensos. Aqui vemos muitas possibilidades de sinergias, então não vou conseguir pontuar nem metade delas. Podemos, por exemplo, citar o uso de Visões febris e Nekusar ou Segunda Colheita e de Marath, Will of the Wild.

Por fim, apenas uma menção honrosa ao combo Zada, Moedora de Edros e Guerrilheira Manto de Prata: Jogue uma magia na Zada, e você terá 2 cópias e um lobo 2/2. Jogue outra na Zada e você terá 3 cópias e 4 lobos! (Além da Zada e da guerrilheira). É um pequeno combo que pode encher o campo rápido com ameaças, e atacar para matar com uma combinação de Apressar e Deslizar pelo Espaço (lembrando que cada cópia comprará uma carta! A vantagem criada é muito grande).


E você, que outras sinergias enxergou com o lançamento da coleção? Diga nos comentários abaixo!

Augusto Moraes Moreira Penna

Nenhum comentário:

Postar um comentário