Todos os jogadores de Magic sempre esperam que o ano seja muito bom para o jogo com muitos lançamentos, eventos, GPs de alta qualidade (aqui no Brasil, se possível), shows de decks e variedade no PT e uma ótima cobertura de tudo isso feita pela Wizards. No entanto, poucos podiam esperar a enorme quantidade de lançamentos, e mudanças provocadas por eles, que Wizards estaria preparando para esse ano de 2016. Realmente ela manteve o calendário recheado.
Pode parecer um pouco distante agora, mas o ano começou com o lançamento da segunda coleção do bloco Batalha por Zendikar, Juramento das Sentinelas, em 22 de janeiro, e esse foi um lançamento que causou um enorme burburinho em vários pontos do Magic, e da comunidade também. No gameplay os jogadores ficaram loucos devido ao novo símbolo que representaria o incolor (algo como <>) e as dúvidas entre gerar mana incolor, consumir mana incolor, mana genérica vs. mana incolor, viraram uma bagunça. Os colecionadores, e qualquer um que comprou boosters, piraram com as Expedições finais, os terrenos mais que raros full-art foil que faziam qualquer um abrir um sorriso ao tirar no booster e que também serviam para aumentar a procura pelo produto. E aqueles que são entusiastas da história conheceram a nova equipe de planinautas, as Sentinelas, que deve salvar o multiverso de agora em diante, e já começou por ali, e pôde acompanhar isso na coluna semanal no site da Wizards que passou a se chamar Magic Story. Além disso, no PT, teve início o famigerado e histórico Inverno dos Eldrazi, que só foi terminar meses depois com o comemorado banimento do Olho.
Um mês depois fomos assaltados com o anúncio de uma nova coleção de Conspiracy, que se chamaria Conspiracy: Reign of Brago, mas logo depois passou para Conspiracy: The Empty Throne e finalmente Conspiracy: Take the Crown, numa jogada de marketing da Wizards. O lançamento mesmo ficou para agosto, mas as especulações não esperam. Conspiracy foi a primeira coleção de Magic com foco total em Draft, que é um formato muito querido pelos jogadores, então nada mais esperado que eles ficarem de olho.
Em Abril temos o lançamento da primeira coleção do bloco de retorno à Innistrad, Sombras de Innistrad, que traz de volta, além de suas tribos, suas cartas dupla-face e sua mitologia, os Booster Battle Packs. Além disso, é o primeiro set de primavera a ter uma Gift Box e a primeira coleção não básica a ter seu próprio Deckbuilder’s Toolkit. A história do set também não desaponta com Sorin, Nahiri, Avacyn e Jace como protaginistas da trama.
No Pro Tour mais mudanças vêm com tudo, concernindo a formatos de competição, o tamanho das premiações no Mundial de Magic e gratificações por aparição de membros do Hall da Fama e categoria Platinum do Pro Players Club, que levou a uma grande discussão (A Treta dos Platinum) a qual já abordei por aqui, vocês devem se lembrar.
Ainda em Abril houve o lançamento dos novos Decks de Boas-Vindas, que são os novos sample decks, distribuídos gratuitamente pela Wizards em eventos como GPs ou em lojas como um primeiro contato que os novos jogadores podem ter para experimentar o Magic. São cinco decks (um para cada cor) de 30 cartas, cada um com uma rara e quatro incomuns em cada. O objetivo é que você possa pegar dois desses decks, juntá-los, e fazer um deck de duas cores de 60 cartas pronto para jogar contra outros decks. Embora as cartas desses decks não sejam lançadas nas coleções regulares elas permanecerão legais no Standard enquanto a coleção que os acompanha permanecer.
Em maio tivemos o anúncio de mais alguns produtos de Magic: os Planeswalker Packs, intro packs reformulados, centrados em planinautas, que terão cartas exclusivas que também serão legais no Standard, incluindo um planinauta, é claro, e uma carta que procura por ele, e serão lançados dois por coleção, a partir de Kaladesh; os Bundles, Fat Packs reformulados, com um booster a mais (com o preço reformulado também), que acompanharão cada coleção, também começando em Kaladesh; e o próximo Duel Deck que será o confronto Ob Nixilis VS. Nissa, com lançamento para setembro.
Para a segunda metade do ano ainda teremos o lançamento de Lua Arcana, em 22 de julho, seguido de From the Vault: Lore, que como o nome indica, vai trazer cartas pivô para os desenvolvimentos das histórias contadas no Magic até hoje, em 19 de agosto, e Conspiracy: Take the Crown, que será lançado em 26 de agosto. Em setembro, 30, Kaladesh será lançada, nova coleção que, juntamente com Revolução de Éter formará o bloco de Kaladesh, plano que conhecemos em Magic Origens. Fechando o ano, novembro tem Commander 2016, que vai apresentar decks com comandantes de quatro cores e Planechase Anthology, com cartas de Planechase e Planechase (2012), nos dias 11 e 25 respectivamente. E ainda este mês (semana que vem, na verdade)não podemos nos esquecer do lançamento Eternal Masters!
Com isso tudo devemos fechar o ano com o lançamento de 9 coleções: quatro sets regulares, mais Commander, Planechase, Conspiracy, From the Vault e Masters. Isso sem contar outros produtos como os Duel Decks. Um número realmente impressionante, mas fica a questão se dará o retorno esperado. Teremos que esperar até o fim do ano para saber.
E você, o que achou de todos esses anúncios e todos esses lançamentos? Algumas dessas mudanças devem ter passado despercebidas, são tantas. Tá perfeito? Tem mais alguma coisa pra lançar? Estão exagerando um pouco? Sinta-se livre para usar a seção de comentários. Obrigado pela leitura.
Thiago Metralha
Nenhum comentário:
Postar um comentário