Eternal Masters já está por aí, nas lojas, no MTGO e também nas mãos dos jogadores. No entanto, o set ainda é alvo de discussão e alguns defeitos que o enorme hype que acompanhou o lançamento escondeu agora vêm à tona. Defeitos estes que estão tomando alguns fóruns e seções de comentários de Magic, mas seriam essas críticas justas? Bem, vamos a elas.
Um dos primeiros pontos a se considerar é a expectativa de valor (EV de agora em diante) extremamente baixa das booster boxes de Eternal Masters que é algo próximo dos U$200,00. Para um set que tem caixas sendo vendidas pelo Ebay por uma média de U$270,00, alcançando os U$300,00 nas lojas (em lojas brasileiras estão sendo vendidas por R$1000,00 e até mesmo mais) esse é um valor pra lá de decepcionante. Para comparação o EV das caixas de Modern Masters era praticamente o mesmo, no entanto, as caixas eram negociadas por cerca de U$250,00 em lojas como a Star City Games e U$200,00 no Ebay. Então, porque essa diferença enorme nos preços de Eternal Masters e Modern Masters?
Uma razão possível é o puro e simples sentimento de que o Legacy e o Vintage devem ser mais caros que o Modern. É uma coisa bem boba se pensar bem, mas é o tipo de pensamento que já está dentro da mente dos jogadores. Os custos para se jogar Modern são, em geral, muito inferiores e parece fazer sentido pensar assim.
Um motivo muito mais crível é o que citamos no primeiro parágrafo: o hype que Eternal Masters gerou. Afinal, quem não quer tirar uma Force of Will num booster? Uma Mana Crypt? Uma Wasteland? Bem, qualquer um, certo? Eu já falei que todo booster tem uma foil? Então vamos todos comprar uma caixa de Eternal Masters, é claro. E dessa forma o preço escalou muito rapidamente e escondeu que o preço médio das míticas é cerca de U$20,00 e das raras cerca de U$5,00. Adicionando que, enquanto tiver alguém para comprar as caixas a esse preço, vai ter alguém para vender.
Outra crítica muito citada é o fato de o set ter reprints ruins e de a coleção ser bem focada em drafts, esquecendo assim que o que queremos mesmo são cartas. Essa é uma crítica que me parece bem injusta. A Wizards vem fazendo ótimos sets de draft com os sets Masters e afinal, draftar é sim a melhor forma de abrir um booster, tanto para os jogadores quanto para a Wizards, e o draft é um dos formatos mais populares e bem sucedidos que ela tem (e, assim sendo, adoraria ver um GP ou coisa assim no formato Draft de Eternal Masters). O objetivo de Eternal Masters nunca foi colocar as cartas mais poderosas dos formatos Eternos que não estão na Lista Reservada à venda, bem longe disso, na verdade, e quem pensou que seria assim é um tolo.
Imagine você que a Wizards decida acatar sua crítica e colocar somente as cartas mais valiosas e mais populares em boosters de puro valor. Qual seria o preço sugerido de apenas um booster desses? Qual seria o preço sugerido da caixa? A que patamar os preços das lojas chegariam numa situação dessas? Seria um cenário caótico com certeza, muito provavelmente um fracasso de vendas, e aí fim dos sets Masters. Acho que não é isso que queremos, certo? Que bom.
Um outro ponto recorrente é que Eternal Masters não vai deixar o Legacy e o Vintage mais barato, ao qual concordo. Entretanto, esse também não é um objetivo da coleção. O objetivo da coleção é popularizar, tornar acessível, os formatos eternos, e isso não significa baratear o formato. Para popularizar um formato eu posso simplesmente aumentar a oferta de cartas, colocá-las numa embalagem super legal e simpática aos jogadores (você é um Mestre, cara!) e crescer uma expectativa absurda na comunidade. Advinha o que Eternal Masters fez?
Antes para montar um deck Legacy você teria que recorrer ao mercado de singles quase 100% das vezes, o que não é bom para a Wizards. Agora você pode abrir um booster de Eternal Masters, que tem uma oferta limitada, mas considerável. Antes você teria que aceitar algumas cartas bem velhas e algumas cartas mal cuidadas. Agora você pode pegar uma carta ainda com o cheirinho de booster. É claro que tudo isso é inválido para as cartas da Lista Reservada e para algumas cartas que não receberam reprints e elas podem até ficarem mais caras num formato mais popular, mas veja que as cartas de Eternal Masters baixaram realmente de preço e que é possível fazer um deck decente com elas e pouco mais.
Já o MTGO tem um capítulo inteiramente só para ele nas críticas de Eternal Masters, e o set se queima muito por lá. Pra começar o set fica bem fraco se levarmos em consideração que há pouco tem foi lançado Vintage Masters exclusivamente para a plataforma, o que abaixou o preço de muitas staples do formato, tornando o reprint delas em Eternal Masters inútil. Além disso, a Wizards não pareceu muito preocupada com o MTGO em Eternal Masters e não incluiu no set cartas que seriam importantes para a plataforma, lançando o set por lá por mera formalidade. O formato mais impactado por esse lançamento no MTGO foi o Pauper que recebeu mais oferta para muitas de suas cartas mais populares e recepcionou muitas cartas novas também nas mudanças de raridade que ocorreram.
O EV, então, também é um problema de Eternal Masters na plataforma, e deixa muito difícil aproveitar o set apropriadamente por lá. As dicas que imperam são: não compre boosters; se quiser cartas, participe de um draft; se não se importar em aumentar a coleção, phantom draft; se o que você quer mesmo é draftar uma coleção nova, phantom draft; o jeito mais promissor de lucrar parece ser as ligas seladas. Fica implícito nessas dicas que você saiba o que está fazendo quando jogar, é claro, ou vai acabar perdendo seus tix.
E essas são algumas considerações sobre Eternal Masters. Sinta-se livre para usar a seção de comentários para dizer o que achou da coleção ou qualquer outra coisa. Obrigado pela leitura.
Thiago Metralha
Parabéns pelo texto. Foi um ótimo resumo da situação pós-EM.
ResponderExcluirAcho fundamental que as pessoas compreendam melhor a relação entre o mercado de avulsas e de produtos selados e a série de Masters veio como uma das melhores formas de discutir essa relação.
Obrigado meu caro. Este é um assunto muito importante, de fato.
ExcluirThiago Metralha
Ótimo texto!
ResponderExcluirE cara, sinceramente, draftamos várias vezes e vi várias box serem abertas, dificilmente elas se pagam. Lógico, vez ou outra aparece uma Karakas ou FoW foil, mas na maioria das vezes o valor das cartas não atinge 500 reais... Uma pena ver o preço em 1000,00 ou 1050,00 como são vendidas aqui onde jogo (Salto/SP).
É muito frustrante em um booster vc abrir uma contra mágica ou um Rorix enquanto alguem ta abrindo uma wasteland ou um Fayden...
Valeu, Erik, pelo elogio.
ExcluirVer um cara do seu lado abrir uma pool mais cara que a sua é mesmo chato, mas o lance é superar eles no jogo e buscar a premiação.
Thiago Metralha