Estamos a poucas semanas de Innistrad, rapazes! A temporada de spoilers já começou e está bem quente, com alguns pontos críticos revelados e, é claro, os planinautas Nahiri, Sorin e Jace, que piraram muita gente por aí. No entanto, isso é assunto para mais tarde.
No Limitado, o bloco de Batalha por Zendikar foi um grande avanço. O bloco foi marcado por ser o primeiro a oferecer suporte dedicado ao formato de duplas Gigante de Duas Cabeças, ou 2HG, especialmente em Juramento das Sentinelas, com uma mecânica especialmente desenvolvida para isso, Surto.
Isso, é claro, foi feito com o objetivo de aumentar a satisfação dos jogadores com o produto Limitado, deixá-lo mais versátil para jogos mais casuais, como, em via de regra, o 2HG é, e também atender o pedido de uma parcela de jogadores que gostavam do formato, sem que o Limitado deixasse de ser um dos pilares do competitivo.
No entanto se você jogou vezes o suficiente, pode ter percebido uma falha no equilíbrio que nas cores do bloco e outro desequilíbrio, comparando elas com o incolor. Além disso, algumas estratégias mais agressivas como a Aterragem, ou um tribal de Aliados, ficaram, de certa forma, prejudicadas porque defensores aleatórios, sem grande valor mesmo, às vezes se mostravam barreiras grandes demais.
Outra vez em que isso, um Limitado desequilibrado, aconteceu foi em Despertar do Mundo, a última vez que estivemos em Zendikar, com alguns problemas parecidos com os de agora: aliados impraticáveis e cores desequilibradas. Deveria se imaginar que o desenvolvimento estaria preparado para não cometer esses erros no bloco de retorno, mas não foi que ocorreu.
Interessante notar que caso parecido ocorreu com Mirrodin. Na primeira visita fomos apresentados ao Affinity, que vocês devem se lembrar como arquetipo mais que dominante com seus terrenos artefato, tanto no Limitado quanto no Construído da época, que colocou os artefatos num patamar completamente diferente em níveis de poder.
Em Cicatrizes de Mirrodin retornamos ao plano, sem a presença do Affinity, mas com um novo problema: o espaço de seis de mana estava abarrotado de super trunfos, bombas que detonavam o campo e o oponente com facilidade, o que deixou a experiência em limitado tão pobre quanto. E logo depois, em Nova Phyrexia, tivemos o mana Phyrexiano com um nível de poder até hoje questionado.
Em quatro semanas estaremos em um novo plano e, novamente, será uma revisita. As expectativas, como vimos no começo, só crescem a cada carta e cada ponto da história revelado. Este é um plano com uma mitologia incrível e com os quais os jogadores tem uma afinidade única e espero os comentários dessa coleção, e também do bloco, não acabem em falhas de desenvolvimento.
É isso que temos para essa semana. Sinta-se livre para usar a seção de comentários se deseja dizer algo.
Thiago Metralha
Muito bom o seu blog, cara. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirThiago Metralha